Seja Bem vindo! Volte sempre!

"A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade." (José M. Moran)

Seguidores..."Onde você estiver, ai está meu coração"

segunda-feira, 23 de abril de 2012

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Avaliação sócio - afetiva: Autoridade X Autoritarismo

Mandar os alunos para a diretoria pode parecer a principio a melhor solução. O caminho sugerido por especialista na área sugere outro: dialogar sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um.  Quando um professor coloca um aluno pra fora ele está deixando de exercer sua autoridade. Um aluno não difere em nada dos nossos filhos. Quando um filho faz algo que não combina com as regras estabelecidas por você, o que você faz? O coloca pra fora de casa, encaminha para os avós, chama a polícia?  Não! Você como bom pai ou boa mãe, vai falar com autoridade, olhando nos olhos dele, dizer onde errou e porque vai receber a punição imposta por você. (Que na maioria das vezes é tirar algo que ele gosta de fazer, tais como: jogar videogame, ficar sem jogar bola com os amigos, não dar dinheiro pra fazer um passeio que estava programado, ficar sem assistir a televisão por algumas horas etc.)  Esse é o preço que seu filho vai pagar por ter quebrado as regras e não ter respeitado sua autoridade. Ao deixar de exercer sua autoridade, o aluno perde o respeito por você. Lembre-se que na sala de aula, a autoridade é você. Quando um aluno é colocado com muita frequência pra fora, ele vai continuar sendo indisciplinado, porque  ficar fora da sala de aula sem fazer nada,  é o que ele quer. E quanto mais ele ficar sem fazer as atividades ou deixa de ouvir as explicações do professor sobre o conteúdo proposto,  enquanto estava fora da sala de aula, menos ele aprende e mais desmotivado pra estar naquela disciplina ele fica. Então ele vai fazer qualquer coisa pra ser colocado pra fora da sala novamente. Cria-se um círculo vicioso. A direção pouco pode fazer nesses casos, principalmente porque a maioria desses alunos os pais são ausentes em sua educação e na escola. Convocados poucos aparecem e na maioria das vezes alguns pais são piores que os filhos no quesito educação e respeito.  E esse aluno sabe disso. Todo filho sabe o pai e mãe que tem... A maioria dessas crianças que você professor coloca pra fora, já são marginalizados em sua casa, na rua, na sociedade.  O professor tem que ter um novo olhar pra esse aluno problema e perceber que mais que tudo , o que ele quer é chamar sua atenção. Como o filho mais velho, que tem ciúmes do irmão mais novo,  que é o centro das atenções da família, o queridinho(a) do papai e da mamãe.  Então o que ele faz? Começa a bater no irmão menor, a destruir seus brinquedos, comer o alimento que estava separado para ele...  Aluno também quer carinho atenção e  respeito. Assim como você professor quer e merece ser respeitado. Professor tem que ter muito cuidado com o que fala e como se dirigir ao aluno.  Ainda acredito muito nas três “palavrinhas mágicas”,” por favor”, “licença” e “obrigado”.  Procure detectar as dificuldades de aprendizagem do seu aluno.  Enquanto educadora em uma escola de periferia em Leme eu  dava aulas de reforço de matemática. Lá no fundo da sala percebi um aluno apático, que não desenvolvia as atividades. Não era indisciplinado. Somente ficava lá no fundo quietinho e não se socializava com as outras crianças, não se sentava em nenhum grupo pra resolver as atividades. Então eu me sentei ao lado dele e perguntei qual era sua dificuldade em relação as atividades proposta e porque não estava resolvendo as questões. Deixei claro que estava ali se ele precisasse de mim.  Naquele dia não obtive nenhuma resposta, nenhum olhar, nenhum sorriso. Era como se estivesse falando com as paredes.  Procurei informações a respeito desse aluno com outros colegas professores da sala de aula dele. Descobri que esse aluno tinha dificuldades pra ler.  Que ele lia de “soquinho”, parando no meio da frase. Como eu estava dando problemas com fração, quando ele chegava no final da leitura do problema, não sabia interpretá-lo.  No dia seguinte levei um gibi do meu filho e me sentei ao lado dele e comecei a ler a historinha do gibi. Não preciso dizer que naquele dia foi aula de leitura. Os outros alunos vendo o Francisco sorrir, foram se chegando e se sentando a minha volta. Animada com aquele sorriso, no dia seguinte levei três livros  sobre  abelhas, que explicava como funcionava a colmeia e a  comunidade delas. Uma história que sempre me fascinou.  Deu o sinal e eu não havia terminado o terceiro livro. Olhei pra ele e perguntei se gostaria de levar pra casa pra terminar de ler. Disse que no dia seguinte teria que me contar o final da história, porque também estava curiosa pra saber como terminava. Pra minha surpresa o aluno Francisco havia lido duas páginas do livro, no outro dia mais três e em menos de quatro dias havia terminado o livro. Quis outros. E outros,  e mais outros. E no final descobriu-se que era também ótimo em matemática ficando entre os primeiros alunos da sala nesse conteúdo e em português, no final do ano.  É desse tipo de avaliação diagnóstica que estou falando. Interprete o que não está escrito, como bom educador que é. Para ser um bom professor primeiramente você deve amar seus alunos, acima dos méritos de sua profissão. Não seja aquele professor firmado no cargo, autoritário que para ser respeitado se opõem as críticas e dúvidas do aluno. Seja humilde, aprenda a aprender, afinal não somos os detentores do saber apenas conduzimos o aluno de maneira mais rápida a ele.  O bom professor dá uma boa aula não porque recebe um bom salário, ou porque é valorizado e reconhecido, mas porque tem consciência de sua importância na formação do educando que está sob sua responsabilidade enquanto educador.. A motivação do bom profissional vem da consciência de sua importância na vida das pessoas. (Lucinharib)



sábado, 14 de abril de 2012

Educação: um tesouro a descobrir.

Por: Jacques Delors e José Carlos Eufrázio

O livro fala sobre as mudanças na educação diante de uma sociedade globalizada, deferente nas formas de comunicação e no acesso às informações.  “Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr ricos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que talvez seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver” ( Rodrigues, Z.)
A obra completa está liberada para download no site Domínio Público

Resumo da obra ( Dê um click ...)


Fonte: Diário da Educação

O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança.

Autor: Andy Hargreaves


O livro baseia-se nos resultados de duas pesquisas, sobre o aprimoramento e a reforma do ensino médio. Tais pesquisas foram realizadas em oito escolas localizadas no Canadá e nos Estados Unidos. Essas foram financiadas pela Fundação Spencer com sede nos Estados Unidos e teve o apoio de uma parceria financiada pelo Comitê de Educação da região de Peel e pelo Ministério da Educação e Formação de Ontário.
Esta obra focaliza fundamentalmente a natureza, o impacto, da aprendizagem e do desenvolvimento dos profissionais no ensino...
Em um trecho da obra,  Andy faz um retrato do professor que não difere muito do retrato do professor no Brasil: 
[...] "Os professores perdem a fé nos governos, agarram-se a qualquer oportunidade para se aposentarem e chegam a dizer aos filhos que não sigam o exemplo (...) Tantos os professores jovens quantos os mais velhos da nossa sondagem declararam também a sua triste intenção de abandonar a profissão..."

Resumo da obra ( Dê um clique...)


Exercício para ser realizado com os professores no HTPC


Em sua obra " O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança" Andy Hargreaves, analisa o significado da expressão sociedade do conhecimento, afirmando que uma de suas características é a mudança. A partir dessa afirmação do autor, pode se dizer que o projeto pedagógico da escola, na sociedade atual deve:

a.  viverem melhor na regulamentação social.
b. se comprometerem com a prosperidade.
c. valorizarem a microgestão da uniformidade curricular.
d. viverem adaptados às redes de uniformidade técnica.
e. valorizarem a criatividade e a solidariedade.


Fonte: Diário da Educação

sábado, 7 de abril de 2012

Anatomia Humana em 3D

visible_body
Não deu para esconder minha empolgação quando descobri o site Visible Body, uma ferramenta 3D totalmente web based que mostra os diversos sistemas do corpo humano. São 1.700 estruturas anatômicas, onde é possível sobrepor sistemas, rotacionar o modelo e aplicar um zoom para visualização dos detalhes anatômicos.

visible_body_imagem
Quem dera eu tivesse a minha disposição uma ferramenta desse tipo nas minhas aulas de corpo humano quando estava no colégio ou nas aulas de anatomia. 
Sorte sua e dos seus alunos que graças a santa internet pode ir além dos livros e tornar as aulas sobre o corpo muito mais empolgantes e instrutivas. O custo disso? 1 minuto para preencher o cadastro e mais 2-5 minutos para instalar a aplicação. Não sei até quando isso vai ficar de graça, é provável que outras funcionalidades sejam implementadas e talvez se cobre alguma coisa pelas funções adicionais, mas por enquanto não precisamos nos preocupar com isso, não é? Basta aproveitar!!!!
Solicite à área de tecnologia educacional da sua escola para instalar a ferramenta no laboratório de informática, todo processo não leva mais que 10 minutos. Os professores universitários também podem fazer um excelente uso dessa ferramenta, prinicipalmente se se for possível fazer demostrações on-line para seus alunos enquanto explica a circulação pulmonar e (ou) sistêmica ou demonstra uma técnica anestésica, por exemplo.
Aproveito a oportunidade para divulgar o site Anatomia e Fisiologia Humanas da Prof.ª Ana Luisa Miranda Vilela.
Divirtam-se e aprendam muito!!!!!
Web para educadores
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confira dicas para organizar os estudos para o Enem 2013 A cem dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Portal EBC promoveu hoje um bate-papo com dicas de preparação para a prova. Os professores Jorge Figueiredo, coordenador pro projeto Plantão Enem, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e Israel Batista, professor de história do curso pré-vestibular Alub, de Brasília, explicaram estratégias de estudo e listaram alguns assuntos que podem estar na prova de 2013. Assista aqui: A principal recomendação dos professores é organizar um calendário de estudos, priorizando as disciplinas e conteúdos que os estudante enfrenta maior dificuldade. “Ele precisa revisar as matérias nas quais ele se considera um bom aluno e se dedicar aos temas que ele tem mais dificuldade. Ele tem que fazer um calendário e definir quanto tempo vai se dedicar a cada matéria, sabendo que o Enem dá muito ênfase ao português e à interpretação de texto, é uma prova inteligente”, explicou o professor Israel. Leia também: Acesse aplicativo Questões Enem para treinar para a prova Confira o Edital do Enem Enem endurece critérios de correção da redação para 2013Atualidades Uma das principais características da prova do Enem é cobrar conteúdos atuais. O professor Jorge lembrou que a prova é uma “caixinha de surpresas”, mas que há grandes chances de que temas como os protestos recentes no Brasil e a reforma política caiam no Enem – inclusive na redação. “Algo que pode estar na prova é a diferença entre o plebiscito e referendo, são irmãos gêmeos que nascem na mesma época histórica, lá na Roma antiga. É preciso rever os principais plebiscitos do Brasil porque as provas não cobram as atualidades de maneira pura, mas verificando se você tem um conhecimento histórico. É um prato cheio para as questões interdisciplinares” http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Todos pela Educação de qualidade...

“O Crítico não conta absolutamente nada . Tudo o que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofre uma queda, ou na hora em que o que está fazendo algo comete um erro. O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem... O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, que falha, mas que aos poucos vai acertando, porque não existe esforço sem erro. Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem, que na melhor das hipóteses irá cair, mas mesmo em sua queda é grande, porque viveu com coragem, e esteve acima daquelas almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas” Fragmentos de um discurso que o presidente americano Theodore Roosevelt pronunciou na Sorbonne de Paris, no dia 23 de abril de 1910.

Você acredita que a Inclusão nas escolas é uma realidade possível?

Minha lista de blogs

Postagens populares

Quadro Virtual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares